Categoricamente: as varizes nunca voltam. As varizes que são tratadas são completamente eliminadas por dois mecanismos: ou elas são retiradas do seu corpo (cirurgia), ou são absorvidas pelo seu organismo após sofrerem danos (por líquido, espuma ou laser). Uma veia que estava normal no momento de um tratamento mais tarde poderá estar doente, porque a tendência hereditária existirá durante toda a vida. Por este motivo é que se propõe o tratamento continuado de varizes, que controla o problema estético e a doença conforme se manifestem.
As veias das pernas mais importantes que temos são as veias profundas (ficam perto do osso). Elas conseguem realizar todo o trabalho sozinhas. Já as veias superficiais, como a safena, as veias subdérmicas e os vasos da pele, desenvolvem uma função apenas acessória. Portanto, retirá-las quando estiverem doentes, não fará falta à circulação das pernas.
Não. Hoje sabemos que três das principais causas de varizes são: genética, envelhecimento e trabalhar todo dia em pé. O uso de salto alto não provoca o surgimento das varizes. Aliás, o salto médio é mais benéfico que a famosa “rasteirinha” para a saúde das pernas. Então, a mulher pode ficar elegante com seus saltos altos, sem medo.
Veia é todo tipo de vaso responsável pela drenagem de sangue. Assim, temos a veia do pescoço e as veias do braço, por exemplo. Quando estão doentes, podem ser chamadas de vasinho ou varizes. Basicamente a diferença entre os dois está na localização e no tamanho: o vasinho está dentro da pele e mede até 1mm de diâmetro. Já as varizes são veias maiores que 1mm e se encontram por debaixo da pele.
Imagine a seguinte situação: a mangueira de regar as plantas da sua casa foi mordida na metade dela pelo seu cãozinho. Você não quer comprar outra mangueira nova e decide repará-la. Você vai remendar a mangueira com um pedaço de outra mangueira, mas quando percebe, esse pedaço está com a borracha ressecada. O que você faz? Você usa mesmo assim ou joga fora? Agora pense na veia safena doente: você usaria para por no coração ou jogaria fora?
Não. Musculação é um tipo de exercício físico muito benéfico para a circulação, pois ativa o coração, a corrente sanguínea, os músculos da perna e a respiração. Além disso, ainda ajuda a controlar seu peso. Tudo isso só traz vantagem para a sua circulação. Pegar muito peso então não causa varizes? Não, isso é mito. O que mais causa varizes é a sua genética.
Varizes não são somente os vasinhos vermelhos nas pernas. Varizes é toda veia que está doente, independente do seu tamanho. Assim, existem as microvarizes, que são os vasinhos fininhos, e existem as varizes maiores, com diversos níveis de dilatação.
Basicamente a diferença entre os dois está na localização e no tamanho: o vasinho está dentro da própria pele e mede até 1mm de diâmetro. Já as varizes são veias maiores que 1mm e se encontram por debaixo da pele.
Na doença de varizes a veia safena também pode ser acometida e se tornar doente. Isso quer dizer que ela pode também se dilatar e não funcionar direito, assim como acontece com as veias mais superficiais que vemos na pele. Portanto, a veia safena fica dilatada na doença de varizes, e não entupida.
Imagine uma avenida de duas pistas. Você e outros motoristas estão dirigindo no sentido correto da via e o trânsito está fluindo muito bem. De repente, alguns motoristas fora-da-lei dão meia volta e começam a ir na contra-mão. O que vai acontecer? O trânsito se tornará caótico e você vai demorar muito mais pra chegar na sua casa, certo? É assim que acontece na veia safena: uma parte do sangue está fluindo na direção correta, que é para o coração. E uma parte está refluindo de volta no sentido contrário, como se fosse voltar para os pés novamente. Isso cria uma dificuldade de drenagem do sangue nas suas pernas, um verdadeiro congestionamento na circulação.
Em cada perna temos a veia safena principal, a mais longa, e que se chama safena magna. Temos uma menor, atrás da panturrilha, que se chama safena parva. E temos outras duas ligadas à safena magna que são bem menores: safena acessória anterior e safena acessória posterior. Portanto temos 4 em cada perna, e 8 no total.
O exercício físico é uma atividade tão rejeitada no mundo moderno que muitos até jogam nele a culpa de vários problemas. Enquanto que ele é, na verdade, o solucionador dos problemas. Mas então, qual deles seria o melhor, o mais eficaz, o mais ativador da sua circulação? Sabe de uma coisa, existem centenas de tipos de exercícios físicos e esportes e eu teria que fazer um livro para te falar das vantagens e desvantagens de cada um. Então aqui vai um dos meus lemas que uso em minhas consultas: “o melhor exercício físico pra você fazer, é aquele exercício que você mais gosta de fazer”. E por quê? Vejamos um exemplo: você está sedentário, mas gosta muito de ciclismo e eu te recomendo que faça musculação. Você vai deixar de lado e não irá pôr em prática o que eu te recomendei, porque acha chato ir à academia. Mas se eu te falar que o ciclismo faz bem para as suas pernas, você vai pensar “Ótimo! Faz bem e eu gosto!”. Assim, será um grande estímulo para você abandonar o sedentarismo.
Olha que absurdo: eu sou cirurgião vascular e não sei essa resposta. Na verdade, eu não sei porque ela depende de muitos fatores. Os dois principais são: o tipo de cirurgia de varizes e o porte. Existe mais de um tipo de cirurgia de varizes? Sim: cirurgia convencional, microcirurgia e cirurgia com endolaser. Assim como existem diferentes portes: desde casos com poucas varizes, até casos com inúmeras varizes a serem retiradas. Por isso, a quantidade de dias de repouso varia de paciente para paciente. Sei que te deixei frustrado em não dar uma resposta exata, mas aqui vai uma lista de motivos para te deixar mais animado: não existe mais aquele repouso de 60 dias de antigamente; não existe mais repouso absoluto que não pode nem sair da cama; o repouso pode variar desde 1 dia até no máximo 15 dias. Você sabia?
Você já ouviu falar da Jornada do Paciente? É tudo que envolve a experiência que o paciente tem no contato com o serviço do médico, desde a marcação da consulta até o pós-consulta. No consultório onde atendo, tudo foi pensado exatamente neste sentido. Localização excelente, estacionamento próprio, ambiente planejado e confortável, segurança de vigilância, consulta pontual por hora marcada, duração de até 1 hora (para não deixar nenhuma dúvida passar). Durante a consulta, reservo a maior parte do tempo para explicar, desvendar mitos, responder dúvidas e até desenhar! E ainda: faço o exame de ecodoppler imediatamente. Tudo pra deixar a avaliação mais completa possível.
Cadastre-se que em breve entraremos em contato.