Por que as varizes surgem

Antes de tudo, vamos entender como as veias das pernas funcionam. Sua função é trazer de volta ao coração o sangue que foi irrigar a perna. Como ficamos a maior parte do dia com as pernas para baixo, é natural que seja mais difícil de o sangue subir. É por isso que existem as válvulas dentro das veias, que impedem de o sangue refluir para baixo, ajudando em sua subida até o coração.

Quando as válvulas não funcionam corretamente por algum motivo, o sangue não flui e acaba acumulando nas veias fazendo com que elas fiquem ingurgitadas e mais saltadas do que o normal. É aí que elas ficam aparentes e geram desespero nas mulheres.

Mas então por que as válvulas param de funcionar?

Existem basicamente duas causas para isso. A primeira é disparada a mais comum e é de origem genética. Isso acontece quando a pessoa herda os genes que fazem a pessoa possuir veias com as válvulas fracas. Com o tempo elas vão parando de funcionar, levando ao processo de ingurgitamento descrito acima.

A segunda causa é chamada de secundária, pois é consequência de algum outro problema. O principal exemplo é a trombose. Pessoas que já tiveram trombose por qualquer outro motivo possuem mau funcionamento das válvulas porque o trombo as estraga (fibrose das válvulas).

Além disso, existem os fatores de risco que podem agravar a doença já existente. Ou seja, a pessoa já possui a doença que leva ao surgimento de varizes, mas os fatores fazem o aparecimento de varizes ser acelerado e intensificado. Vamos a alguns deles.

  • Sexo feminino – Mulheres são as que mais sofrem com as varizes e a razão são os hormônios femininos que enfraquecem as veias, impedindo que elas executem o seu trabalho corretamente.
  • Idade – Com o avanço da idade, o colágeno diminui, o que deixa as veias fragilizadas para transportar o sangue normalmente.
  • Ficar muito tempo parado – A posição em pé ou sentada por muito tempo dificulta a circulação sanguínea, pois o sangue flui mais lentamente. É também por isso que o sedentarismo também é um fator de risco para as varizes.
  • Sedentarismo – Além da válvula existente na veia, há outro mecanismo importante no bombeamento do sangue: a panturrilha, que é estimulada quando praticamos alguma atividade física. Logo, manter-se em movimento é fundamental.

Tão importante quanto tratar as varizes e conhecer como acontece o seu surgimento. Assim, cada pessoa pode cuidar melhor de suas pernas de maneira mais efetiva. Ficou com alguma dúvida? Me envie um direct clicando aqui!

Dr. Thiago Borges
Cirurgião Vascular
CRM-GO 16.986
RQE 11.963

Siga no Instagram

[instagram-feed]